domingo, 15 de janeiro de 2012

UM PROBLEMA ESPINHOSO: REPATRIAMENTO DE CERÂMICA MARAJOARA

Museu do Quai Branly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Museu do quai Branly visto do primeiro andar da torre Eiffel.
O museu do quai Branly (em francês, musée du quai Branly) ou Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas, está situado no quai Branly, 7° arrondissement de Paris.
Projeto ambicioso executado por Jacques Chirac e realizado por Jean Nouvel, foi inaugurado em 20 de junho de 2006.

O museu tem uma área de 40.600 e conta com um acervo de 300.000 obras, das quais 3500 em exposição. Até fevereiro de 2009, o museu havia recebido mais de 4.000.000 visitantes.
O acervo do museu constituiu-se a partir de antigas coleções de etnologia do Museu do Homem e do Museu Nacional de Artes da África e da Oceania. As obras são divididas em grandes zonas continentais (África, Ásia, Oceania e Américas). Além da exposição permanente, o museu promove dez exposições temporárias por ano.

A biblioteca possui importante documentação etnográfica, contando com os arquivos de Georges Condominas, Jacques Kerchache e outros.

Desde 2005, o museu publica a revista de antropologia e museologia Gradhiva, fundada por Michel Leiris e Jean Jamin em 1986, dedicada à pesquisa contemporânea em etnologia, história da antropologia, aos arquivos de grandes etnólogos, às estéticas não ocidentais e, atualmente, também às coleções do próprio museu.

Livro - Cultura Marajoara - Denise Pahl Schaan 

Veja lista completa de produtos de Denise Pahl Schaan

NOTA do blogue: na obra a autora apresenta lista de instituições e colecionadores que possuem cerâmica marajoara arqueológica extraída de sítios da ilha do Marajó, entre eles o "Museu do Homem" de Paris. Entretanto, esta coleção foi transferida para o MUSEU DE ARTES E CIVILIZAÇÕES DA ÁFRICA, ÁSIA, OCEANIA E AMÉRICAS, mais conhecido como Museu do Quai Branly, na França.
 


A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR


Por que autoridades da Cultura e a Mídia brasileira ignoram deliberadamente por tão longo tempo o extraordinário "case" de destruição do patrimônio arqueológico nacional na ilha do Marajó? 

Se, seguramente, desde fins do século XIX -- conforme relato do Barão do Marajó, na obra "As Regiões Amazônicas" sobre as extrações para o Museu Nacional do Rio de Janeiro e a Exposição Etnográfica de Chicago (EUA) -- esta riqueza ancestral do povo brasileiro é saqueada e contrabandeada sob indiferança do país do carnaval e do futebol, enquanto ao mesmo tempo é a mais conhecida e estudada de todas nossas heranças pré-coloniais no exterior com apanágio de ARTE PRIMEVA, conforme conceito mundialmente aceito pela UNESCO e propagado por instituições de prestígio internacional como o Museu do Quai Branly, na França, por exemplo.

Não é por acaso este tesouro o primeiro recurso "in loco" disponível para induzir o desenvolvimento humano do maior arquipélago fluviomarinho do planeta? Fala-se em erradicar a probreza no Brasil e Marajó - dentre 120 Territórios da Cidadania - apresenta um dos piores IDH's da América Latina sem que sejamos competentes para empregar este precioso recurso na educação, cultura e turismo como inovação em políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A cultura brasileira envergonhada de suas origens indígenas e inferiorizada diante das civilizações pré-colombianas no México e no Peru, desde 1937 com a criação do IPHAN; assumiu que o Brasil é um país "jovem" cujo início se conta a partir de Cabral fazendo assim opção preferencial pelo patrimônio colonial. Consequentemente, despreza-se a primeira cultura complexa da Amazônia que atesta 1500 anos de idade para a Civilização Brasileira, em vantagem dos 500 anos do "descobrimento" do Brasil. 

Pelo mesmo caminho da alienação tupiniquim, a elite do Pará - que ama e venera Marajó como relíquia de família desde as sesmarias doadas pelos Barões de Joanes ou os contemplados do Marquês de Pombal - simplesmente enterra a cabeça na areia das praias de Salinas ou se refugia em temporadas de férias na Disneylândia, no estado da Flórida-EUA, levando divisas às lojas de Miami; para não encarar os males do subdesenvolvimento, tal qual o espinhoso problema da falta de meios para fazer avançar a arqueologia marajoara. Conforta-se dos estudos empíricos do fundador do antigo "Museu Paraense" [Museu Paraense Emílio Goeldi, mais conhecido agora como "Museu Goeldi"], seguidos de pesquisas profissionais por arqueólogos norte-americanos para, feliz e recentemente, a brasileira Denise Pahl Schaan produzir os mais avançados resultados sobre a matéria e publicar a obra de divulgação "Cultura Marajoara" (2010), documento que definitivamente obriga nosso país desde as mais altas autoridades até o mais simples cidadão da ilha do Marajó a tomar consciência desta grave questão tratada, afinal de contas, como um "pacto de silêncio"...

Ninguém quer saber é tem ódio de quem sabe: de Heloísa Alberto Torres a Giovanni Gallo todos que levantaram o espinhoso "case" Marajó estão mortos e a polêmica enterrada com eles...

Certo, desde o autor anônimo da "Notícia da Ilha Grande de Joannes" (apud Nelson Papavero et al. em "O Novo Éden"), na segunda metade do século XVIII, dizendo ele haver achado o teso do Pacoval do rio Arari [município de Cachoeira do Arari] no dia 20 de novembro de 1756, que a arte antiga do povo oleiro que habitou a foz do rio Amazonas chamou atenção dos curiosos. Esta fonte rara biogeográfica parece ser extrato de relatório sigiloso, no contexto do conflito entre o monarca português Dom José I, ou melhor o todo poderoso ministro Marquês de Pombal e a não menos poderosa Companhia de Jesus àquela época envolvidos numa luta de titãs da escolástica canônica e o então iluminismo emergente; que acabou sendo recolhido pela Real Biblioteca do Porto (Portugal) para ser divulgada ao público amazônico já em fins do século XX.

Em 1783, o naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, da Universidade de Coimbra, começou pela ilha do Marajó a sua monumental "Viagem Philosophica" (1783-1792). Em apenas um mês percorrendo trechos dos atuais municípios de Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari o sábio luso-brasileiro recolheu informações que normalmente teria que levar anos para observar, coletar e analisar. Portanto, escrupulosamente, ele credita a seu guia e informante Florentino da Silveira Frade, fundador da Vila de Cachoeira (1747) e inspetor oficial da ilha; as principais informações daquela viagem inicial [publicada em Lisboa como separata com título de "Notícia Histórica da Ilha Grande de Joanes, ou Marajó"], na qual diz que o dito inspetor Florentino Frade "descobriu" o teso do Pacoval na data supracitada na "Notícia" anônima... 

Penso que leitura comparativa dos dois documentos evidencia ser, de fato, Florentino da Silveira Frade autor do relato anônimo e descobridor do primeiro sítio arqueológico da ilha do Marajó, o teso do Pacoval; que se tem notícia até hoje. Ora, o Pacoval [bananal] era uma aldeia da fase Marajoara sobre aterro artificial ("mound" na literatura estrangeira) na qual seu descobridor no século XVIII diz ter achado além de cultivo de "pacovas" [banana grande] nativas, também roça de mandioca antigamente deixada pelos índios marajoaras de alta produtividade em comparação a roças dos colonos. Aí o mesmo tirou as primeiras urnas cerâmicas com "caveiras" do cemitério indígena até então existente naquele teso... Com certeza uma profanação aos olhos dos índios remanescentes das antigas etnias que existiram na ilha.  

 Começa aí o desastre para a Ciência Amazônica que ainda não nasceu e que talvez jamais virá à luz, enterrada no próprio berço onde um dia floresceu a primeira ecocivilização das terras baixas no neotrópico!

Hoje o teso do Pacoval é a imagem da ruína daquele passado remoto cuja arte cerâmica é admirada em cerca de 10 grandes museus longe de acesso dos cabocos do Marajó. Ainda assim, como no museu do Holocausto; deveria ser declarado Monumento Natural de relevante interesse histórico para escarmento das futuras gerações... Com estes dados acho que se poderia declarar o DIA DA CULTURA MARAJOARA a par do Dia Nacional da Consciência Negra, lembrando ademais que, antes do Descobrimento do Brasil, Pinzón arrastou da ilha do Marajó os primeiros "negros da terra" [escravos indígenas], em 1500 (ver petição, até esta data, com pouco mais de 150 assinaturas... Significativo da importância que o público brasileiro dá ao assunto: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8487 ).

Além do cuidado especial do naturalista Alexandre Ferreira em citar o nome de seu principal informante, notadamente no que se refere às primeiras explorações dos centros da ilha grande, através do interfluxo das bacias Anajás-Arari e da Contra-Costa; ele recolheu importantíssima informação do índio sacaca (aliás Iona, donde a corruptela 'Joanes' em língua portuguesa) batizado Severino dos Santos, sargento-mor da Vila de Monforte [aldeia de Joanes].  


Já mencionei em meu ensaio "Novíssima Viagem Filosófica" na Revista Iberiana: Belém, Secult, 1999; a hipótese de que o "Igarapé do Severino" no município de Cachoeira do Arari, que deságua no lago Arari em frente à vila do Jenipapo, no município de Santa Cruz do Arari; teve seu topônimo tirado do velho informante da "Notícia Histórica". Caminhos secretos para quem luta contra inimigos invasores de terras ancestrais ou planeia se vingar da opressão forasteira roubando gado orelhudo... É claro que as duas estações de chuva e estio na ilha do Marajó, como Denise Schaan observou judiciosamente para explicar a gênese dos sítios arqueológicos; são as causas ecológicas condicionantes da Cultura Marajoara e não foi por acaso que Giovanni Gallo escreveu o livro-reportagem "Marajó, a ditadura da água" e o romancista Dalcídio Jurandir deu título de "Chove nos campos de Cachoeira", romance seminal escrito ao vagar entre as ilhas do Parauaú nos Furos de Breves e reescrito na vila de Salvaterra (1939)... 

Paulo Nunes brilhantemente assinala a aqua-narrativa dalcidiana e Gunter Pressler realça o potencial turístico da flaneria na paisagem romanesca marajoara sob ótica da filosofia de Walter Benjamin, não para turistas medíocres mas sim verdadeiros viajantes do amanhã...  Ernani Chaves incursiona com Missunga no imaginário de "Marajó" (primeiro romance sociológico brasileiro segundo Vicente Salles) para mergulhar as próprias recordações de Soure nas profundidades da baía do Marajó... Vive-se nesta ilha-arquipélago cercado de água física e metafísica por todos os lados, inclusive por cima das cabeças com a chuva do Dilúvio e a eterna presença do Mar-Oceano bebido a grandes goles pelo ardente Sol equatorial que costuma atar a rede e adormecer no sítio Araquiçaua, sito à foz do rio Arari.  Portal imemorial para a utopia selvagem da Terra sem males no rio das amazonas: encontro de mitos fundadores d'aquém e d'além mar...

Os caminhos desta história feita e desfeita em águas que melhores guias se poderia achar, como Florentino Frade arranjou com o índio Severino Sacaca; que a ambos o sábio de Coimbra salvou do anonimato do mato sem cachorro?

Em suma, quando houver um roteiro turístico da Cultura Marajoara o lago encantando do Guajará, Igarapé do Severino, rio e lago Arari, Anajás Grande e Anajás Mirim, rio dos Camutins serão os primeiros a desvendar aos viajantes os seus segredos que a vaidosa Intelligenstia brasileira não quer nem ouvir falar para não deixar perturbar as relíquias barrocas com vãs estórias cabocas... Mas, o viajante que deseja descobrir novos velhos mundos que teria a dizer sobre tudo isto?

Parte da história oral do povo Iona (corruptela em 'joanes') se achava conservada pelo índio criatianizado, que o sábio de Coimbra fez questão de abonar na referida "Notícia Histórica", com ênfase nas rivalidades étnicas internas na própria ilha entre invasores Aruã (cerca de 1300 ou 1400, no esquema das fases arqueológicas) e decadentes povos "Joanes" deslocados dos centros da ilha grande para a costa da baía do Marajó; lamentavelmente ausente dos estudos amazônicos... Lamentamos a devastação da Floresta amazônica, mas sobre a destruição das culturas indígenas da Amazônia quase não se fala.

Não apenas o clima chuvoso e superúmido é algoz da arqueologia como a historiografia da região é pobre de fontes e a crônica colonial, seja pelos filtros do poder monárquico ou religioso, se apresenta eivada de falhas e omissões consideráveis. Além destes notáveis problemas há um grande hiato esquizofrênico entre historiografia e pesquisa arqueológica apenas paliada na virada deste século. 

A QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO EM PRIMEIRO LUGAR

A sociedade civil no arquipélago do Marajó, animada pelo retorno da democracia no Brasil em 1988 e, especialmente, pelo dispositivo da Constituição do Estado do Pará [§2º,VI, Art. 13] que, ao considerar as aproximadamente 1700 ilhas com mais de 500 comunidades locais como "área de proteção ambiental"; aponta -- ao bem-estar e especifidade da gente marajoara na qualidade de elemento primordial do desenvolvimento da região --, aprendeu a mobilizar-se para pressionar seus representantes políticos e autoridades municípais, do Estado e da União. 

A extensão universitária dessa época através da educação ambiental, notadamente no campus Marajó da UFPA (núcleos de Breves e Soure) com a realização anual dos chamados "Encontros em Defesa do Marajó" até 1995 e daí em diante continuada pela sociedade civil organizada no "Grupo em Defesa do Marajó" (GDM) até 2003, aproximadamente, foi ponto de partida para manifestação socioambiental da Igreja Católica (Diocese de Ponta de Pedras e Prelazia do Marajó), em 1999, como um grito contra a extrema pobreza do povo marajoara herdeiro de um passado pré-colonial admirável e a devastação da natureza agredida pela fome das populações tradicionais ribeirinhas. 

De certa forma, como o Papa João Paulo II pediu perdão aos Índios e aos Negros nos 500 anos do Descobrimento da América (1992), sete anos mais tarde os dois bispos do Marajó sem dizerem explicitamente a mesma coisa, por indireto modo também reconheceram o dever da igreja em gritar pelos pobres que antes eram ricos em seu original sistema de vida. Arruinado pela destruição das Índias, na célebre denúncia formulada por Las Casas.

Com base no documento eclesial marajoara de 1999, os bispos de Marajó e Ponta de Pedras foram atendidos pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, que determinou à Casa Civil da Presidência da República, dirigida então pela ministra-chefe Dilma Rousseff, a criação do "Grupo Executivo Interministerial (GEI-Marajó) para acompanhar as ações institucionais na região e elaborar um plano de desenvolvimento territorial específico. Foi assim que surgiu o PLANO MARAJÓ (2007), complementado pelo Programa Territórios da Cidadania - Marajó (2008). 

Dentre as diversas atividades e projetos previstos para o período que vem de se encerrar (1010), acha-se o projeto de candidatura da APA-Marajó, citada acima, para reconhecimento pela UNESCO na modalidade de conservação internacional chamada reserva da biosfera. O Brasil tem seis reservas da biosfera: Reserva da Biosfera da Amazônia Central, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Espinhaço. A sétima viria a ser o bioma Marajó-Amazônia caso o projeto inserido no PLANO MARAJÓ prospere no período (2012-2016).

O dito PLANO MARAJÓ pode já comemorar o sucesso do Projeto NOSSA VÁRZEA de regularização fundiária de terras de marinha, pelo qual milhaes de famílias ribeirinhas foram tiradas da exploração de terceitos, auto intulados "donos" das terras da União, onde predomina o ouro negro extraído do fruto da palmeira Euterpe oleracea (o popular Açaí) de grande consumo pela população e em franca expansão no mercado de consumo nacional e internacional... Mas, pesa sobre as comunidades atendidas pelo projeto ameaça de que venha ocorrer um retrocesso no setor e a antiga dependência aos latifúndios privados restabelecidos... 

Lembramos que as Metas do Milênio da ONU terminam em 2015 e que o PLANO MARAJÓ, notadamente o Projeto NOSSA VÁRZEA que carece ser completado por planos de manejo coletivos, assistência técnica e crédito subsidiado pelo sistema FNO; está longe de ter atendido as mais prementes necessidades do povo, motivo da demanda iniciada nos anos de 1980. Com certeza, as comunidades do Projeto NOSSA VÁRZEA ficarão felizes se forem atendidas pelo programa Brasil sem Miséria e orientadas para o mercado em parceria com empresas conveniadas pelo Governo Federal e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

A dificuldade de Brasília entender a Amazônia Marajoara não é maior do que o diálogo de surdos que se passa emtre a região-arquipélago e a capital do Pará ou do Amapá. Geoculturalmente falando, Marajó faz parte da área cultural guianense, que liga a foz do Amazonas ao Caribe através de Trinidad e Tobago (ver Ciro Flamarion Cardoso em "Guyane Française").

O programa federal Calha Norte, corretamente, inclui o arquipélago do Marajó na grande área fronteiriça do sub-continente das Guianas. Desta maneira, queremos sublinhar a importância da Reserva da Biosfera Marajó-Amazônia, no programa da UNESCO "O Homem e a Biosfera" como facilitador para projeto de preservação e aproveitamento de sítios arqueológicos da primeira cultura complexa da Amazônia - a Cultura Marajoara de 1500 anos de idade - em atividades para educação, ciência e cultura aplicadas ao desenvolvimento da gente marajoara, expressamente preconizado na Constituição do Estado do Pará (dispositivo supracitado relativo à APA-Marajó ora em proposição para reserva da biosfera).

UMA TENTATIVA CRIATIVA

Oficiosamente, através de amigos, em 2011, o Museu do Quai Branly recebeu um exemplar da obra "Cultura Marajoara" de autoria da arqueóloga brasileira Denise Schaan. Neste livro um capítulo sumamente importante descreve o trabalho do padre Giovanni Gallo para criação d'O  Museu do Marajó: sem dúvida, o primeiro ecomuseu brasileiro "avant la lettre"...

Especialistas do museu francês, que detém posse de coleções de cerâmica marajoara que se achavam antes no Museu do Homem, estão sensibilizados para o fato de que, em algum momento no futuro, estas e outras coleções oriundas de terceiros países terão que ser repatriadas...

Com realismo, hoje para um ribeirinho analfabeto e sem futuro este assunto não causa nenhum interesse. Mas, para os filhos e netos deste mesmo excluído; caso o tão falado e esperado PLANO MARAJÓ escape do destino ingrato de seus precedentes; há de fazer toda diferença... Então, as atuais lideranças devem ficar atentas para a pressão crescente à inclusão social que não pode se reduzir apenas à comida e a um ensino de terceira categoria.

Já não se pode mais tapar o sol com peneira, escondendo a manifesta má vontade das elites para com o patrimônio do barro ancestral em vantagem da pedra colonial. O IBRAM se quisesse poderia propor parceria ao Museu do Quai Branly sobre a cerâmica marajoara mediante intenção de preparar o Museu do Marajó, no futuro, a receber de volta ao Marajó aquele acervo. Assim também outros museus, inclusive brasileiros que deveriam ser os primeiros a se interessar pelo assunto, em especial o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG). Todos desejosos em colaborar ao desenvolvimento humano duma gente amazônica cujos ancestrais inventaram a primeira civilização no neotrópico. 

Se o povo marajoara já deu provas de resistência, então falta agora a suas lideranças uma iniciativa de solidariedade insofismável. Quem pegará a luva lançada mais umas vez em desafio?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário