terça-feira, 3 de abril de 2012

CARTA DE ARUCARÁ [Portel, Marajó-PA]





 

Carta de Portel: Um Olhar Marajoara sobre a educação ribeirinha

COLEGIADO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO MARAJÓ- CODETEM

Carta do Território da Cidadania do Marajó Sobre a Educação Ribeirinha

Portel, 30 de Março de 2012.
O Território da Cidadania do Marajó, através do Colegiado de Desenvolvimento 
Territorial do Marajó –(CODETEM), juntamente com Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), Prefeitura Municipal de Portel, Instituto Peabiru, Rede de Educação Cidadã (RECID), organizações Não Governamentais e entidades Governamentais Federais, Estaduais e Municipais reuniram-se nos dias 28, 29 e 30 de março de 2012, no auditório Manarijó, situado na Avenida Magalhães Barata, com a Rua Hugo Carlos Sabóia, bairro Centro, cidade de Portel, para realizar o II ENCONTRO DE GESTÃO TERRITORIAL
DO MARAJÓ: Um Olhar Marajoara sobre a educação ribeirinha, tendo em vista a implementação do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó.

Esta Carta resume as principais demandas levantadas durante os debates sobre a
Educação Ribeirinha na Mesorregião do Marajó, bem como a gestão, implementação de vários programas que, na atualidade, apóiam o processo educacional junto às famílias ribeirinhas. Assim, elencam-se como exigências aos governantes para o avanço da educação no

EIXO I - EDUCAÇÃO BÁSICA: OLHANDO REALIDADES E DEMANDAS

1. Garantir e expandir espaços de ensino infantil nas comunidades ribeirinhas, assim como profissionais qualificados e transporte equipado de acordo com a realidade de cada comunidade;

2. Trabalhar o currículo voltado para as reais necessidades das comunidades, nas
etapas de ensino infantil, fundamental e médio, obedecendo assim, o nível de 
desenvolvimento de aprendizagem dos educandos e não visando apenas séries /ano;

3. Garantir a elaboração de livros didáticos que contextualizem a realidade cultural marajoara;

4. Garantir acompanhamento permanente do Conselho Tutelar e da Secretaria de
Trabalho e Assistência Social nas escolas do campo;

5. Garantir e efetivar a inclusão digital nas escolas ribeirinhas, das florestas e dos 
campos, com aquisição de Kits de energia solar (placa, estabilizador, bateria de
preferência de 550 amperes).

EIXO II - ENSINO SUPERIOR: OLHANDO REALIDADES E DEMANDAS

1. Construir uma política de ensino superior para o Marajó, considerando as
particularidades do território em sua grade curricular.

2. Realizar pesquisas mais aprofundadas a partir do eixo educação dentro do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago Marajó (Plano Marajó), de modo a subsidiar a implantação de cursos de graduação e pós-graduação, de acordo com a identidade do território.

3. Implantar e implementar a Universidade Federal do Marajó com campus itinerante fluvial.

4. Garantir o acesso aos cursos técnicos, graduação e pós-graduação nas seguintes
áreas: Ambiental, Étnico-Racial, Pecuária, Agronomia, Medicina, Gestão em
Saúde, Piscicultura, Aqüicultura e Turismo, todos voltados para a realidade local.

5. Garantir investimentos em infraestrutura nos Campi de ensino superior e incluir os municípios do Marajó como prioridade no Plano Nacional de Banda Larga.

6. Criação de políticas específicas para assistência estudantil aos acadêmicos
marajoaras.

7. Que a comissão interministerial envie relatórios de acompanhamento do Plano
Marajó em que constem um painel das metas previstas pelo plano para a educação
superior.

8. Que as instituições de Ensino Técnico e Superior proporcionem ao aluno
capacitação para exercer os conhecimentos adquiridos em suas próprias
comunidades.

9. Garantir a publicação de editais específicos para a área de pesquisa e extensão do Marajó.
   
10. Que a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) garanta a universalização do acesso dos alunos da zona rural ao ensino médio para a continuidade de sua
formação.

EIXO III - GESTÃO, FINANCIAMENTO, INFRAESTRUTURA EDUCACIONAL,

PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Ampliar os repasses em 50% do PNATE, considerando as complexidades
geográficas e baixa renda das populações ribeirinhas.

Que os municípios cumpram a legislação que garante a compra de produtos
oriundos da agricultura familiar com recursos do Programa Nacional de
Alimentação Escolar e que se amplie de 30% para 50% o percentual do referido
recurso.

Equiparar o valor custo aluno/ano, ribeirinhos do ensino fundamental, aos alunos
indígenas e quilombolas.

Que haja cooperação técnica entre os entes federados (MEC, SPU e CAIXA
ECONÔMICA FEDERAL) para a construção de escolas aos alunos marajoaras, de acordo com suas especificidades de forma que se realize uma educação de
qualidade, focada na sustentabilidade local.

Garantir o aumento da complementação dos recursos da união ao FUNDEB,
considerando a qualificação, mobilidade, valorização dos trabalhadores em 
educação e viabilizar cartilhas de orientações do uso desses recursos.

Realizar Audiência Pública com os representantes do MEC e SEDUC-PA em cada
município do Marajó, juntamente com representantes do Tribunal de Conta da
União, Tribunal de Conta do Estado-PA, Tribunal de Conta dos Municípios e
Ministérios Públicos Federal e Estadual para a devida apuração dos gastos dos
repasses para a Educação e, assim garantir total transparência na aplicação destes recursos.

Realizar, anualmente, auditorias nos municípios pelos órgãos tais como: Tribunal
de Contas dos Municípios, Ministério Público Federal, Controladoria Geral da
União.

Exigir que todos os municípios do Marajó concluam e executem, de forma 
participativa com o governo e sociedade civil organizada, o Plano de Ações
Articuladas, como também priorizem os municípios da região.
  
Fortalecer o Fórum Permanente de Educação para discutir as problemáticas 
educacionais específicas do Marajó levando em consideração suas características 
regionais, culturais, sociais, políticas, religiosa e econômica.

Implementar e dar autonomia inclusive financeira para os Conselhos de Controle
Social, bem como a potencialização através de capacitação inicial e continuada 
para os conselheiros.

EIXO IV- FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO

Elaboração e Implantação do Plano de Cargos e Carreira e Remuneração (PCCR)
unificado em todos os municípios do Arquipélago do Marajó com inclusão da hora
atividade de 1/3 da jornada trabalho.

Pagamento imediato do Piso Salarial Nacional imediato.

Oferta de concurso público para todos os profissionais da educação nos respectivos
cargos/função e/ou níveis.

Eleição direta para direção e vice-direção de unidades escolares.

Ampliação dos programas de formação sobre diversidade: Educação do Campo e
Ribeirinha, Educação Ambiental, Relação de Gênero, Etnia, Identidade Cultural,

Sexualidade e Educação Inclusiva garantindo Assistência Técnica do MEC.

EIXO V - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Implementação de uma comissão multidisciplinar para fortalecer e desenvolver
tecnologias sociais no reaproveitamento de resíduos sólidos que promovam a
reciclagem bem como a fabricação de artefatos através do artesanato para o uso
familiar e geração trabalho e renda.

Estimular a criação e fortalecimento de associações e cooperativas de comunidades
extrativistas e quilombolas, com assistência técnica adequada com vistas a atender
a demanda pela alimentação escolar regionalizada.

Fortalecimento do temas relacionados à segurança alimentar e meio ambiente e
implementação dos Centros de educação ambiental dos Municípios do Marajó
(CEA’s).

Ampliação do quadro e valorização do profissional de nutrição no fortalecimento
da alimentação escolar marajoara.

Implementação e acompanhamento técnico do programa de hortas escolares
respeitando a diversidade territorial e desenvolvendo tecnologias de plantios e
manejo.

Que sejam lançados projetos arquitetônicos para construção de escolas respeitando a regionalidade, com conforto ambiental, com saneamento e esgotamento sanitário adequado as populações locais.

Criação de sistemas de produção familiar adaptados à realidade marajoara, voltados para a segurança alimentar e nutricional, com apoio de órgãos de pesquisa e extensão.

EIXO VI: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: EDUCAÇÃO DO CAMPO POPULAR E INCLUSÃO DIGITAL

Garantir orçamento e recursos financeiros do Estado e União em todos os
municípios do Marajó para a criação e manutenção de Casas Familiares Rurais.

Que o Fundo Nacional de Educação (FNDE) simplifique a documentação
necessária exigida aos municípios para melhor acesso aos recursos de estruturação
da Educação no Campo e Ribeirinha.

Ajustar a política do programa do Governo Federal CAMINHO DA ESCOLA,
atendendo a realidade dos alunos marajoaras (barcos com motor a diesel, formação técnica naval dos condutores e prioridade para a construção de barcos nos próprios municípios).

Ampliação e garantia orçamentária do Programa LUZ PARA TODOS a todos os

municípios do Marajó a fim de viabilizar a inclusão digital via banda larga.

Implementar em todos os municípios do Marajó o Ensino Médio nas Comunidades
Rurais que tenham demanda.

Transformar o Programa Saberes da Terra, PRONERA e PRONACAMPO em
política pública permanente para as populações do campo/ribeirinho.

Substituir no prazo de 02 anos os espaços improvisados em que funcionam as
escolas do Marajó, com a construção de novas unidades escolares, garantindo
alojamentos para professores e espaços pedagógicos com metodologia de educação

Popular Freiriana. Nesta nova estrutura, que sejam direcionados locais para que as mães possam deixar seus filhos no momento em que estejam em atividades
escolares.
  
Estabelecer e garantir nas séries/anos multisseriadas para cada 15 alunos 01
Professor por turma no Meio Rural.

Potencializar as políticas da educação infantil adequadas ao Marajó na garantia de
direitos de crianças de 3 a 5 anos.

10. Ampliação da Formação Profissional Continuada específica para a educação do campo/ribeirinho.

11. Criar Política Educacional de Inclusão para as mulheres (mães) ribeirinhas.

12. Fortalecer política de assistência técnica rural em benefício de famílias marajoaras através da SAGRI, EMATER, SENAR e SEBRAE.

13. Garantir o Ensino Médio com um Currículo voltado à realidade Ribeirinha do
Marajó.

EIXO VII: INTEGRAÇÃO DO PROGRAMA FEDERAL NOSSA VÁRZEA AO
PROGRAMA BRASIL SEM MISÉRIA COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO NO CAMPO/RIBEIRINHA.

1. Realização de mutirões de integração entre as entidades governamentais da ação de regularização fundiária do Projeto Nossa Várzea da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e ações de inclusão social e produtiva do Programa Brasil Sem Miséria, especialmente a Busca Ativa do CadÚNico, Programa Bolsa Família e Bolsa Verde.

2. Extensão da prioridade do Programa Bolsa Família já existente para quilombolas e ribeirinhos em apoio à afirmação da identidade ribeirinha marajoara e a sua inclusão.

3. Que haja novo critério de cálculo do Índice de Gestão Descentralizada –IGD -
considerando a dificuldade de acesso, geografia e extensão territorial dos municípios do Arquipélago do Marajó.

4. Maior aporte de recursos aos municípios para sua estruturação em relação à Busca Ativa do – Cadastro Único dos Programas Sociais - CadÚnico.

5. Capacitação dos profissionais das Secretarias de Educação Municipais para
atendimento do Programa Bolsa Verde e Bolsa Família, bem da qualificação das
Secretarias Municipais de Assistência Social na ação de Busca Ativa do CadÚNico.

6. Adequação da estrutura da Caixa Econômica Federal para o atendimento das famílias marajoaras, especialmente às mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e Bolsa Verde.
  
7. Disponibilização de barcos pelos governos Federal, Estadual e Municipal para atuar no atendimento do Programa Bolsa Verde na Mesorregião do Marajó.

O II ENCONTRO DE GESTÃO TERRITORIAL DO MARAJÓ é uma iniciativa
da sociedade marajoara na busca por cidadania. Mais do que isso, trata-se da valorização dos educadores do campo que lutam por dias melhores para nossa gente.

Muitos apontamentos desta carta apresentam reflexões sobre a estrutura atual que
dispomos. Entretanto, de todos os desafios existentes, o maior é sem dúvida encontrar uma nova filosofia de ensino e educação, desta vez, com olhar verdadeiramente marajoara.

ASSINAM ESTE DOCUMENTO:

Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Marajó – CODETEM

Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó – AMAM

Instituto Lupa Marajó

Universidade Federal do Pará – Campus Universitário do Marajó Breves-UFPA

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curralinho

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Portel

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ponta de Pedras

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira do Arari

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anajás

Casa Familiar Rural de Gurupá

Diocese de Ponta de Pedras

Prelazia do Marajó

Prefeitura Municipal de Melgaço

Prefeitura Municipal de Chaves

Prefeitura Municipal de Portel

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari

Colônia de Pescadores Z-59 – Muaná

Colônia de Pescadores Z-37 – Curralinho

Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará/SINTEPP

Associação Quilombola de Bacabal – Salvaterra

Associação de Trabalhadores Para Integração Social de Melgaço- ATISMEL

Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO
  
Saberes da Terra de Portel

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica. - SINASEFE-SEÇÃO PARA

Coordenação das Associações de Remanescentes de Quilombo do Estado do Pará - Malungo

O Museu do Marajó- Padre Giovanni Gallo.

Rede de Educação Cidadã – RECID

Instituto Peabiru/ Programa Viva Marajó

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/ Regional Marajó

Movimento de Mulheres do Marajó

Câmara Municipal de Curralinho

Câmara Municipal de Portel

Ministério do Meio Ambiente – MMA

Ministério de Educação – MEC

Secretaria Nacional do Patrimônio da União- SNPU

Superintendência de Patrimônio da União – SPU/PA

Secretaria de Estado de Educação do Pará- SEDUC-PA

Secretaria de Estado de Assistência Social- SEAS

Secretaria Municipal de Educação de Portel

Secretaria Municipal de Educação de Melgaço

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Portel

Secretaria Municipal de Educação de Breves

Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Arari

Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Pesca de Chaves

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Chaves

Secretaria Municipal de Educação de Curralinho

Fórum Paraense de Educação do Campo- FPEC

Fórum de Educação do Campo do Marajó.

Reserva Extrativista Marinha de Soure

Fórum de Articulação do Estuário Amazônico- FAE

Associação de Mulheres

Célula de acompanhamento e Informações do Marajó - Projeto Gestão Estratégica dos Territórios Rurais/CAT- UFPA

Programa Incubador Tecnológica de Cooperativas Popular e Empreendimentos Solidários –

Educadores do Campo do Marajó - UFPA

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