quinta-feira, 8 de setembro de 2011

8 DE SETEMBRO: INDEPENDÊNCIA PELA ALFABETIZAÇÃO!

http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-alfabetizacao.htm

A burguesia tupiniquim ressuscita a Guerra Fria com moralidade golpista da UDN pré-1964. Ela quer palanque já! (pra 2014) ou banca inocente útil na contramão da integração solidária da América do Sul. O golpe de 64 vai completar 50 anos. Simples coincidência? Derrubaram Jango na crise da guerra fria sob argumento de que ele, rico fazendeiro no Rio Grande do Sul; queria implantar o "comunismo" no Brasil sob capa de uma tal república sindicalista minada de pelegos (maneira expedita de malquistar o povo contra a coligação PSD-PTB, oligarquia eleitoral imbatível sob bandeira social-democrata e trabalhista pra inglês ver). O maldito Marx avisou que a história só se repete como farsa... Atenção, na passagem da Crise de 2008 para 2012: acendeu farol amarelo!

Olhando há meio século custa crer que o bravo povo brasileiro tenha engolido tão fácil a patranha entreguista dos moralistas da UDN. Mas, agora com tanta notícia e informação por todos os cantos constatar as mesmas cantilenas do passado devia nos servir para perguntar:

Como é que se pode iludir um povo assim durante tonto (sic) tempo? Pode conforme Georges Orwell previu na obra "1984" com o Big Brother da mídia global, a novilíngua e a milícia do pensamento... Vejam bem debaixo de nossos narizes mundializados, sentados no sofá frente à TV, o contraste vivo da tragédia da fome na Somália dominada por malfeitores violentos e a ação "humanitária" da OTAN na Líbia do nada santo Kadaffi, cujos pobres acertados com a leniência dos grandes da Terra a libertária WikiLeaks vai mostrando, aos poucos, diante do conformismo bovino de milhões de leitores...

Bertold Brecht dizia que o pior analfabeto é o analfabeto político. No nosso Brasil temos visto o quando o revolucionário bávaro havia razão, pois na verdade se analfabetos autênticos e milhões de analfabetos funcionais, não são besta nem um pouquinho e não vacilam em votar no "analfabeto" Lula (segundo o triste preconceito classista do bem alfabetizado Caetano Veloso) e elegem por pirraça candidatos tipo Tiririca deputado federal. Em compensação, analfabetos políticos bem diplomados, engravatados e automobilizados que adoram viajar ao exterior pra comprar bagulho e gerar renda e empregos de "primeiro mundo", lá fora; elegem sem dor de consciência montes de reacionários para os representar no Congresso nacional...

Como é que pode? Pode porque quem devia não critica mancada do PTzão com seu grande irmão PMDB, que a dupla caipira PSD-PTB outrora; se encantou com o consenso neoliberal que deu com os burros n'água mas não perdeu a pose de Washington. Essa companheirada amarelou de medo do PIG chamar ao governo popular de "populista", "chavista", "terceiro mundista" e outros mimos intimidatórios da lista conservadora pra não largar a rapadura de 500 anos das capitanias hereditárias.

Ora isto é muito sério (noves foras delírios alucinatórios do PSOL e companhia, querendo a República de Platão no país do carnaval)! Com quase 9 anos da dupla Lula e Dilma lá, marcando recordes extraordinários nunca dantes neste país; ainda é pífio o resultado da pátria de chuteiras na luta contra o ANALFABETISMO.


Sem contar o analfabetismo político, é pouco muito pouco para um país que foi berço de Paulo Freire, o alfabetizador por excelência exilado pela Ditadura; se a gente comparar o Brasil com as vitórias de Cuba, Venezuela e Bolívia no campo da erracadição do analfabetismo de adultos, como reonhece, por exemplo, o correto senador da Educação Cristóvam Buarque (PDT), exonerado do MEC numa mancada monumental do nosso prezado e sempre lembrado o Cara... Claro, a gente é amigo do Lula mas, seguimos o axioma que diz, "amigo de Platão, mas mais amigo da verdade": alfabetização política obriga.

Vamos torcer mais do que pela seleção brasileira de futebol e apoiar Dilma na faxina contra a Miséria (deixemos aos analfabetos políticos do bloco do PIG o espetáculo da faxina contra a Corrupção sem corruptores, maravilha que faria uma raposa felpuda da finada UDN corar de vergonha):

Mas, diga-se a verdade, a vitória do Brasil sem Miséria só será completa se, com Bolsa Família e emprego garantidos, a erradicação do analfabetismo em nosso País alcançar, rapídamente, "padrão suíço"... Como costumam falar de boca cheia nossos compatriotas bem educados e vaidosos do Brasil ostentar o sétimo lugar entre as nações mais ricas do planeta. Aqui nas ilhas do Marajó - o maior arquipélago fluviomarinho do planeta, do tamanho de Portugal - , por exemplo, de mísero IDH, o PLANO MARAJÓ / Programa Territórios da Cidadania vai devagar quase parando e o analfabetismo (cerca de 50% de maiores de 15 anos de) campeia entre a população beirando a meio milhão de brasileiros.


Nesta marcha, eu mesmo que testei com relativo sucesso o método Paulo Freire, improvisando com a cara e a coragem a palavra chave MA-NI-VA (conhecida folha da mandioca e base da sustancial maniçoba), nos idos de 1967 quando ser comunista era crime, no "Círculo Operário Pontapedrense" oferecido pelo lúcido conservador Antonico Malato à experiência, terra natal de Dalcídio Jurandir; sei que eu vou morrer sem ver jamais desaparecer a marca infamante da escravização dentre a brava gente marajoara dos meus cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário