terça-feira, 23 de outubro de 2012

alô Presidenta Dilma, alô alô Ministra Marta Suplicy: isto é uma vergonha para imagem do Brasil!

foto de Nigel Smith, cerâmica arqueológica em Anajás, ilha do Marajó-PA


como diz a canção do ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil: "eu também sou do lado de Jesus, só que eu acho que ele se esqueceu...". Eu também sou do lado de Lula e Dilma, só que eu acho que o Gil se esqueceu, e Ana Buarque de Hollanda também; da Cultura Marajoara ancestral, que esquecida está pela União e o Estado do Pará desde a criação do IPHAN em 1937.

a lente curiosa do geógrafo Nigel Smith, da Universidade Estadual da Flórida (Estados Unidos), foi dar o flagrante do abandono da arqueologia amazônica e da gente marajoara, lá pelos centros da ilha grande onde a malária e a pobreza faz morada.

claro os acadêmicos sabem da mina de teses e dissertações a respeito desta riqueza antiga. Ninguém mais que a norte-americana Anna Roosevelt e a brasileira Denise Schaan. Porém eu não estou falando do ponto de vista da pesquisa científica, mas sim político nacional. Isto aqui no Marajó sob quaisquer pontos de vista é um escândalo mundial! E não há autoridade da UNESCO que se interesse pelo assunto e muito menos do Ministério da Cultura que reveja o que escreveu, por exemplo, a diretora do Museu Nacional, Heloisa Alberto Torres, a respeito da preservação dos sítios arquelógicos brasileiros, notadamente na ilha do Marajó, no mesmo ano de criação do atarefado e pouco dotado de meios suficientes IPHAN.

também não tenho mandato nem competência para falar disto aqui. Exceto no que diz respeito ao direito e dever constitucional de todo e qualquer cidadão, ainda mais no meu caso que sou nativo e descendente direto de indígenas marajoaras por parte de minha avó paterna Antônia Silva, nascida na antiga aldeia de Mangabeira à margem da baía do Marajó. 

A bem da verdade, devo dizer que por encargo municipal como assessor da Prefeitura de Ponta de Pedras participei da organização do derradeiro Encontro em Defesa do Marajó, num total de dez em diferentes municípios, ocorrido na cidade de Ponta de Pedras em 30/04/1995; quando os presentes assinaram documento ("Carta do Marajó-Açu" divulgada pela imprensa regional) dirigido a todas autoridades do país. Naquela, ocasião a Secretaria de Estado de Cultura - SECULT/PA; dirigida pelo arquiteto Paulo Chaves que voltou ao cargo atualmente; reagiu ao documento providenciando ampla reunião com presença de representantes da sociedade civil e instituições, tais como Museu do Marajó, Museu Paraense Emílio Goeldi, prefeituras do Marajó, Ministério Público Estadual.

Concordou-se em reunião que a Polícia Federal (PF) seria acionada em vista serem os sítios arqueológicos e a cerâmica eventualmente retirada e contrabandeada propriedade da União. Algumas pessoas notáveis da sociedade marajoara foram advertidas de que não podem efetuar transação com bens de propriedade da União Federal: excepcionalmente, a posse de peças e coleções de cerâmica marajoara arqueológica poderia ser contemplada em qualidade de "fiel depositário". Caso especial do Museu do Marajó.

Efetivamente, a partir de então quase não se ouviu mais falar de semelhante comércio ilegal. Entretanto, a imprensa que dera ampla notícia sobre a "Carta do Marajó-Açu" e de iniciativas semelhantes do denominado Grupo em Defesa do Marajó - GDM, emanado da Pro-Reitoria de Extensão da UFPA, durante gestão do Pro-Reitor Camillo Viana; aparentemente sofreu pressão de notáveis fazendeiros que ao longo do tempo, face à omissão do estado, julgavam-se donos dos tesos (sítios arqueológicos) encontrados em terras de fazenda particular. Seguiu-se silêncio e o acesso do GDM ao noticiário praticamente foi negado. A SECULT por seu lado pareceu ter dado por suficiente o alerta geral e mesmo com o governo do PT (2007-2010) saiu pela tangente sobre o espinhoso tema.

Ora, mais por ignorância do que por maldade, desde o dia 20 de novembro de 1756 (apud Alexandre Rodrigues Ferreira, "Notícia Histórica da Ilha Grande de Joanes, ou Marajó": Lisboa, 1783) se tem destruído esta riqueza singular, que já rendeu rios de tinta e montanhas de papel; sendo exportada legal e clandestinamente com exibição em museu nacionais e estrangeiros, segundo Denise Schaan na obra de divulgação "Cultura Marajoara", editora Senac: São Paulo, 2010; mas a gente marajoara invocada no Parágrafo 2º da alínea VI do Artigo 13 da Constituição do Estado do Pará como justificativa do "jabuti" interposto pela Constituinde a fim de impedir construção de presídio federal no Marajó, para mal de nossos pecados ainda mais.

acho que agora que o Governo Federal está determinado a erradicar a miséria do solo pátrio é preciso colocar a Educação Popular em primeiro lugar ainda que movida por programas sociais como o Bolsa Família, Luz Para Todos, Minha Casa Minha Vida e outros mais. E já esta educação não pode se divorciar da Cultura e do Meio Ambiente.

Bingo! Olhem para a fotografia do "gringo" visitante e adivinhem o que ele pensou quando viu a inocência da pobreza guardando água da chuva em urnas funerárias de ancestrais da comunidade marajoara, há mil e tontos (sic) anos... Dá para continuar o blablablá internacional diante do silêncio sepulcral desta gente?

Eu penso, principalmente, que são os representantes políticos eleitos para Câmaras de Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senadores que devem se manifestar mediante projetos e pronunciamentos que levem ao repatriamento de peças e coleções de cerâmica marajoara. Mas, que isto não seja tão só repatriar. Sim conveniar inicialmente com a UNESCO juntamente com processo de reconhecimento do Marajó como reserva da biosfera, no sentido de uma cooperação internacional levando ao fortalecimento e prepararação de estrutura de ecomuseulogia na ilha capaz de receber tais peças e coleções, oportunamente, para atrativo de turismo científico e cultural de modo a contribuir para educação e o desenvolvimento humano regional e local.

Respostas ou perguntas pertinentes, por favor, diretamente para a Presidência da República.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário