ilustração (via Facebook por Giovanni Salera Jr.) do encontro dos sete caciques Nheengaíbas das ilhas do Marajó com delegação de paz, em nome da coroa de Portugal nos termos da Lei de abolição do cativeiro dos índios, de 1655; negociada pelo Padre Antônio Vieira, superior da Companhia de Jesus no Maranhão e Grão-Pará (1653-1661); em Mapuá (Breves-PA), entre os dias 22/08 e 04/09/1659.
AOS 400 ANOS DE BELÉM DO PARÁ,
LEMBRAI-VOS DE MAPUÁ.
Segundo o historiador José Honório Rodrigues, em "Teoria da História do Brasil", a História não é para os mortos. Quantas vezes, no passado, já foi dito que o relato do chamado "payaçu dos índios" é um caso inverossímil e que o tal acordo de paz entre caciques do Marajó e portugueses do Pará não tem interesse acadêmico?
No entanto, a historiografia das gerações passadas ou as esperanças do porvir, só tem significado no presente. A geografia esconde as consequências históricas. Se a academia ainda não despertou para o fato, pior para os acadêmicos do período colonial. Para os excluídos da História só o futuro interessa. Para isto a leitura a respeito de que somos, de verdade, donde vieram nossos antepassados e aonde podem ir nossos filhos e netos; é de todo nosso interesse.
A Criaturada grande de Dalcídio Jurandir (comunidades tradicionais ribeirinhas), em especial a associação de usuários da Reserva Extrativista Florestal de Mapuá, têm direito de saber o que rolou por ali há mais de três séculos e meio.
Porque sem Gurupá, em 1623, Mapuá, Aricará (Melgaço) e Aracaru (Portel), em 1659, certamente não poderia acontecer a adesão do Pará em Muaná, em 28 de Maio de 1823. A peça de teatro estampada tem, evidentemente, intenção se superestimar o papel dos padres e impressionar a corte. Mas, o fato é que o Pará dependente de índios para tudo, no século XVII, não havia como evitar a expansão das Guianas holandesa, inglesa ou francesa, caso não tivessem recebido a adesão dos chamados rebeldes "nheengaíbas" (nuaruaques) e seus parentes além Cabo do Norte (Amapá). Como Vieira frisou, na carta abaixo, enviada à regente de Portugal, Dona Luisa de Gusmão; viúva de Dom João IV, durante a menoridade de Dom Afonso VI, espécie de prestação de contas e preparação para regressar definitivamente a Europa.
É das atuais consequências da Lei de abolição dos cativeiros, de 1655, e da pax dos Nheengaíbas, fraudada pelos colonos do Pará para doação da ilha dos "Nheengaíbas" ou "Aruans" como capitania hereditária da Ilha Grande de Joanes (1665); que os marajoaras de hoje, com o mísero IDH dos municípios, devem se interessar a fim de saber mais sobre a invenção da Amazônia Brasileira no passado, a partir do Maranhão (1615).
Cujo empoderamento em curso por descendentes daqueles índios bravios e seus camaradas desertores degredados e negros escravos, todos eles refugiados em mocambos (quilombos) pelos centros da ilha; é garantia efetiva da soberania do Brasil democrático na região.
JMVP / Belém, 24/08/2013
LITERATURA BRASILEIRA
Textos literários em
meio eletrônico
Cópia
de uma carta para El-Rei Nosso Senhor, do Padre Antônio Vieira
Edição referência:
Sermões, Padre Antônio Vieira. Vol. XII. Erechim: Edelbra, 1998
CÓPIA DE UMA CARTA PARA EL-REI NOSSO SENHOR
sobre as missões do Ceará, do Maranhão, do Pará e do
grande Rio das Amazonas.
ESCRITA PELO PADRE ANTÔNIO VIEIRA da Companhia de
Jesus, Pregador de Sua Majestade, e Superior dos religiosos da mesma Companhia
naquela conquista. No ano de 1660.
SENHOR
Obedecendo à ordem geral e última de V. Majestade, dou
conta a V. Majestade do estado em que ficam estas missões, e dos progressos com
que por meio delas se vai adiantando a fé e cristandade destas conquistas, em
que também se verá quão universal é a prudência com que Deus assista ao feliz
reinado de Vossa Majestade em toda a Monarquia, pois no mesmo tempo em que do Reino
se estão escrevendo vitórias milagrosas às conquistas, escrevemos das
conquistas ao Reino também vitórias, que com igual e maior razão se podem
chamar milagres. Lá vence Deus com sangue, com ruínas, com lágrimas e com dor
da cristandade; cá vence sem sangue, sem ruínas, sem guerra; e ainda, sem
despesas; e em lugar da dor e lágrimas dos vencidos - que em parte também toca
aos vencedores - com alegria, com aplauso, e com triunfo de todos, e da mesma
Igreja, que, quanto se sente diminuir e atenuar no sangue que derrama em
Europa, tanto vai engrossando e crescendo nos povos, nações e províncias que
ganha e adquire na América.
Trabalharam este ano nas missões desta conquista vinte e
quatro religiosos da Companhia de Jesus, os quinze deles sacerdotes, divididos
em quatro colônias principais do Ceará, do Maranhão, do Pará e do Rio das
Amazonas. Nestas quatro colônias, que se estendem por mais de quatrocentas
léguas de costa, tem a Companhia dez residências, que são como cabeças de
diferentes cristandades a elas anexas, a que acodem os missionários de cada uma
em contínua roda, segundo a necessidade e disposição que se lhes tem dado. O
trabalho, sem encarecimento, é maior que as forças humanas, e, se não fora
ajudado de particular assistência divina, já a missão estivera sepultada com os
que nela por esta mercê do céu conservam e continuam as vidas.
O fruto corresponde abundantemente ao trabalho, porque é
grande o número de almas de inocentes e adultos que dentre as mãos dos
missionários, por meio do batismo, estão cotidianamente voando ao céu sendo
muito maior a quantidade dos que, recebidos os outros sacramentos, nos deixam
também certas esperanças de que se salvam. Porque, ainda que há outras nações
de melhor entendimento para perceberem os mistérios da fé, e passar da
necessidade dos preceitos à perfeição dos conselhos da lei de Cristo, não há
porém nação alguma no mundo que ainda naturalmente esteja mais disposta para a
salvação, e mais livre de todos os impedimentos dela, ou seja dos que traz
consigo a natureza, ou dos que acrescenta a malícia. Estes são os frutos
ordinários que se colhem e vão continuando nestas missões, em que há casos de
circunstâncias mui notáveis, cuja narração e história se oferecerá a V.
Majestade quando Deus e V. Majestade for servido de que tenhamos mãos para a
seara e para a pena.
Vindo às coisas particulares, fizeram-se este ano três
missões ou entradas pelos rios e terras adentro, e foram a ela três padres com
seus companheiros, professos todos de quatro votos, e os mais antigos, e de
maior autoridade em toda a missão por serem estas as empresas de maior
trabalho, dificuldade e importância, toda por mercê de Deus, sucederam
felizmente.
O padre Francisco Gonçalves, provincial que acabou de ser
da Província do Brasil, foi em missão ao Rio das Amazonas e Rio Negro, que de
ida e volta é viagem de mais de mil léguas, toda por baixo da linha equinocial,
no mais ardente da Zona Tórrida. Partiu do Maranhão esta missão em quinze de
agosto do ano passado de mil seiscentos cinqüenta e oito, e, atravessando por
todas as capitanias do Estado, foi levando em sua companhia canoas, e
procuradores de todas para o resgate dos escravos; e foi esta a primeira vez
que o resgate se fez por esta ordem, para que os interesses dele coubessem a
todos, e particularmente aos pobres, que sempre, como é costume, eram os menos
lembrados.
Haverá catorze meses que continua a missão pelo corpo e
braços daqueles rios, donde se tem trazido mais de seiscentos escravos, todos
examinados primeiro pelo mesmo missionário, na forma das leis de V. Majestade.
E já o ano passado se fez outra missão deste gênero aos mesmos rios, pelo padre
Francisco Veloso, em que se resgataram e desceram outras tantas peças, em
grande benefício e aumento do Estado, posto que não é esta a maior utilidade e
fruto desta missão. Excede esta missão do resgate a todas as outras em uma
diferença de grande importância, e é que nas outras missões vão-se somente
salvar as almas dos índios, e nestas vão-se salvar as dos índios e as dos
portugueses, porque o maior laço das consciências dos portugueses neste Estado,
de que nem na morte se livravam, era o cativeiro dos índios, que sem exame, nem
forma alguma de justiça, debaixo do nome de resgate, iam comprar ou roubar por
aqueles rios. E a este grande dano foi V. Majestade servido acudir por meio dos
missionários da Companhia, ordenando V. Majestade que os resgates se fizessem
somente quando fossem missões ao sertão, e que só os missionários pudessem
examinar e aprovar os escravos em suas próprias terras, como hoje se faz, e,
depois de examinados e julgados por legitimamente cativos, os recebem, e pagam
os compradores, conseguindo os povos por esta via o que se tinha por impossível
neste Estado que era haver nele serviço e consciência. Assim que, Senhor, por
mercê de Deus, e benefício da lei de V Majestade, se têm impedido as grandes
injustiças, que na confusão e liberdade do antigo resgate se cometiam, que foi
a ruína espiritual e temporal de toda esta conquista, sendo certo que, se o
fruto deste gênero de missões se computar e medir, não só pelos bens que se
conseguem, senão pelos males que se impedem e se atalham, se deve estimar cada
uma delas por uma das grandes empresas e obras de maior serviço de Deus que tem
toda a Cristandade. Além destes bens espirituais e temporais, se conseguem
muitos outros, por meio da mesma missão, em todas as terras por onde passa,
porque se batizam muitos inocentes e adultos, que estão no extremo perigo da
vida, que logo sobem ao céu; e se descobrem novos temas, novos rios e novas gentes, como agora se descobriram
algumas nações onde nunca tinham chegado os portugueses, nem ainda agora
chegaram mais que os padres. E assim como nas nossas primeiras conquistas se
levantaram padrões das armas de Portugal em toda a parte onde chegavam os
nossos descobridores, assim aqui se vão levantando os padrões da sagrada cruz,
com que se vai tomando posse destas terras por Cristo e para Cristo.
Foi companheiro nesta missão o padre Manoel Pires, bem
conhecido nesse Reino com o nome de clérigo de Paredes, o qual, depois da
ermida e fonte milagrosa que o deu a conhecer naquele sítio, estando retirado
em um ermo de Roma fazendo vida solitária, por particular instinto do céu, veio
a pé a Portugal, e pediu ser admitido na Companhia, para servir a Deus nas missões
do Maranhão; e já o tem feito nesta, e na do ano passado pelo mesmo Rio das
Amazonas, com grande zelo das almas.
A segunda entrada se fez pelo grande Rio dos Tocantins,
que é na grandeza o segundo de todo o Estado, e povoado de muitas nações, a que
ainda se não sabe o nascimento. Foi a esta missão o padre Manoel Nunes, lente
de prima de Teologia em Portugal, e no Brasil superior da casa e missões do
Pará, mui prático e eloqüente na lingua geral da terra. Levou quatrocentos e
cinqüenta índios de arco e remo, e quarenta e cinco soldados portugueses de
escolta, com um capitão de infantaria. A primeira facção em que se empregou
este poder foi em dar guerra, ou castigar certos índios rebelados de nação
inheiguaras, que o ano passado, com morte de alguns cristãos, tinham impedido a
outros índios da sua vizinhança que se descessem para a Igreja e vassalagem de
V. Majestade. São os inheiguaras gente de grande resolução e valor, e
totalmente impaciente de sujeição; e, tendo-se retirado com suas armas aos lugares
mais ocultos e defensáveis das suas brenhas, em distância de mais de cinqüenta
léguas, já foram buscados, achados, cercados, rendidos e tomados quase todos,
sem dano mais que de dois índios nossos levemente feridos. Ficaram prisioneiros
duzentos e quarenta, os quais, conforme as leis de V. Majestade, a título de
haverem impedido a pregação do Evangelho, foram julgados por escravos, e
repartidos aos soldados. Tirado este impedimento, entenderam os padres na
conversão e condução dos outros índios, que se chamam poquiguarás, em que
padeceram grandes trabalhos, e venceram dificuldades que pareciam invencíveis.
Estava esta gente distante do rio um mês de caminho, oude não caminho, porque
tudo são bosques cerrados, atalhados de grandes lagos e serras, e eram dez
aldeias as que se haviam de descer, com mulheres, meninos, crianças, enfermos,
e todos os outros impedimentos que se acham na transmigração de povos inteiros.
Enfim, depois de dois meses de contínuo e excessivo trabalho e vigilância-que
também era mui necessária chegaram os padres com esta gente ao rio, onde os
embarcaram por ele abaixo para as aldeias do Pará, em número por todos até mil
almas. Não se acabou aqui a missão, mas, continuando pelo rio acima, chegaram
os padres ao sítio dos tupinambás, donde haverá três anos tínhamos trazido mil
e duzentos índios, que todos se batizaram logo; e por ser a mais guerreira
nação de todas, são hoje gadelha destas entradas. Os tupinambás que ficaram em
suas terras seriam outros tantos como os que tinham vindo, e eram os que agora
iam buscar os padres, mas acharam que estavam divididos em dois braços do mesmo
rio, um dos quais, por ser na força do verão, se não podia navegar.
Avistaram-se comestes por terra, e, deixando assentado com eles que se
desceriam para o inverno, tanto que as primeiras águas fizessem o rio
navegável, com os outros, que eram quatrocentos, se recolheram ao Pará, tendo
gastado oito meses em toda a viagem, que passou de quinhentas léguas. Deixaram
também arrumado o rio com suas alturas, diligência que até agora se não havia
feito, e acharam pelo sol que tinham chegado a mais de seis graus da banda do
sul, que é pouco mais ou menos a altura da Paraíba. Os índios, assim tupinambás
como poquiguarás, se puseram todos nas aldeias mais vizinhas à cidade, para
melhor serviço da República, a qual ficou este ano aumentada com mais de dois
mil índios escravos e livres: mas nem por isso ficaram nem ficarão jamais
satisfeitos seus moradores, porque, sendo os rios desta terra os maiores do
mundo, a sede é maior que os rios.
Demais destas duas missões se fez outra à ilha dos
nheengabas, de menos tempo e aparato, mas de muito maior importância e
felicidade. Na grande boca do Rio das Amazonas está atravessada uma ilha de
maior comprimento e largueza que todo o Reino de Portugal, e habitada de muitas
nações de índios, que, por serem de línguas diferentes e dificultosas, são
chamados geralmente nheengaíbas. Ao princípio receberam estas nações aos nossos
conquistadores em boa amizade; mas depois que a larga experiência lhes foi
mostrando que o nome de falsa paz, com que entravam, se convertia em declarado
cativeiro, tomaram as armas em defensa da liberdade, e começaram a fazer guerra
aos portugueses em toda à parte. Usa esta gente canoas ligeiras e bem armadas,
com as quais não só impediam e infestavam as entradas, que nesta terra são
todas por água, em que roubaram e mataram muitos portugueses, mas chegavam a
assaltar os índios cristãos em suas aldeias, ainda naquelas que estavam mais
vizinhas às nossas fortalezas, matando e cativando; e até os mesmos portugueses
não estavam seguros dos nheengaíbas dentro de suas próprias casas e fazendas,
de que se vêem ainda hoje muitas despovoadas e desertas, vivendo os moradores
destas capitanias dentro em certos limites, como sitiados sem lograr as
comodidades do mar, da terra e dos rios, nem ainda a passagem deles, senão
debaixo das armas. Por muitas vezes quiseram os governadores passados, e
ultimamente André Vidal de Negreiros, tirar este embaraço tão custoso ao
Estado, empenhando na empresa todas as forças dele, assim de índios como de
portugueses, com os cabos mais antigos e experimentados; mas nunca desta guerra
se trouxe outro efeito mais que o repetido desengano de que as nações
nheengaíbas eram inconquistáveis, pela ousadia, pela cautela, pela astúcia e
pela constância de gente, e, mais que tudo, pelo sítio inexpugnável com que os
defendeu e fortificou a mesma natureza É a ilha toda composta de um confuso e intrincado
labirinto de rios e bosques espessos, aqueles com infinitas entradas e saídas,
estes sem entrada nem saída alguma, onde não é possível cercar, nem achar, nem
seguir, nem ainda ver ao inimigo, estando ele no mesmo tempo debaixo da
trincheira das árvores, apontando e empregando as suas flechas. E por que este
modo de guerra volante e invisível não tivesse o estorvo natural da casa,
mulheres e filhos, a primeira coisa que fizeram os nheengabas, tanto que se
resolveram à guerra com os portugueses, foi desfazer e como desatar as
povoações em que viviam, dividindo as casas pela terra dentro a grandes
distâncias, para que em qualquer perigo pudesse uma avisar às outras, e nunca
ser acometidos juntos. Desta sorte ficaram habitando toda a ilha sem habitarem
nenhuma parte dela, servindo-lhes porém em todas os bosques de muro, os rios de
fosso, as casas de atalaia, e cada nheengaíbade sentinela, e as suas trombetas
de rebate. Tudo isto referimos por relação de vista do padre João de Sotomaior,
o qual, como o padre Salvador do Vale, no ano de seiscentos cinqüenta e cinco,
navegou e pisou todos estes sertões dos nheengabas, entre os quais lhes ficou
uma imagem de Cristo crucificado, que trazia no peito, a qual mandou a um
príncipe gentio, em fé da verdade e da paz com que esperava por ele, o que o
bárbaro não fez, nem restituiu a sagrada imagem. Foi este caso então mal
interpretado de muitos, e mui sentido de toda a gente de guerra daquela
entrada, de que era cabo e sargento-mor Agostinho Correia, que depois foi governador
do Estado, o qual refere hoje que lhe disse então o padre Sotomaior que aquele
Senhor, que se deixara ficar entre os nheengaíbas, havia de ser o missionário e
apóstolo deles, e o que os havia de converter à sua fé.
Chegou, finalmente, o ano passado de mil seiscentos
cinqüenta e oito o governador Dom Pedro de Melo com as novas da guerra
apregoada com os holandeses, com os quais alguma das nações dos nheengabas há
muito tempo tinham comércio, pela vizinhança dos seus portos com os do Cabo do
Norte, em que todos os anos carregam de peixe-boi mais de vinte navios de
Holanda. E entendendo as pessoas do governo do Pará que, unindo-se os
holandeses com os nheengaíbas seriam uns e outros senhores destas capitanias,
sem haver forças no Estado-ainda que se ajuntassem todas -para lhes resistir,
mandaram uma pessoa particular ao governador, em que lhe pediam socorro e
licença, para logo, com o maior poder que fosse possível, entrarem pelas terras
dos nheengaíbas, antes que, com a união dos holandeses, não tivesse remédio
esta prevenção, e com ela se perdesse de todo o Estado. Resoluta a necessidade
e justificação da guerra, por voto de todas as pessoas eclesiásticas e
seculares, com quem Vossa Majestade a manda consultar, foi de parecer o padre
Antônio Vieira que enquanto a guerra se ficava prevenindo em todo o segredo,
para maior justificação, e ainda justiça dela, se oferecesse primeiro a paz aos
nheengaíbas, sem soldados nem estrondo de armas, que a fizessem suspeitosa,
como em tempo de André Vidal tinha sucedido. E porque os meios desta proposição
da paz pareciam igualmente arriscados, pelo conceito que se tinha da fereza da
gente, tomou à sua conta o mesmo padre ser o mediador dela, supondo porém todos
que não só a não haviam de admitir os nheengaíbas, mas que haviam de responder
com as flechas aos que lhes levassem semelhante prática, como sempre tinham
feito por espaço de vinte anos, que tantos tinham passado desde o rompimento
desta guerra.
Em dia de Natal do mesmo ano de mil seiscentos cinqüenta e
oito despachou o padre dois índios principais, com uma carta patente sua a
todas as nações dos nheengaíbas, na qual lhes segurava que por benefício da
nova lei de V. Majestade, que ele fora procurar ao Reino, se tinham já acabado
para sempre os cativeiros injustos, e todos os outros agravos que lhes faziam
os portugueses; e que, em confiança desta sua palavra e promessa, ficava
esperando por eles, ou por recado seu, para ir às suas terras; e que em tudo o
mais dessem crédito ao que em seu nome lhes diriam os portadores daquele papel.
Partiram os embaixadores, que também eram de nação nheengaíba, e partiram como
quem ia ao sacrifício-tanto era o horror que tinham concebido da fereza
daquelas nações até os de seu próprio sangue, assim, se despediram, dizendo
que se até o fim da lua seguinte não tomassem, os tivéssemos por mortos ou
cativos. Cresceu e minguou a lua aprazada, e entrou outra de novo, e já antes
deste termo tinham profetizado o mau sucesso todos os homens antigos e
experimentados desta conquista, que nunca prometeram bom efeito a esta
embaixada; mas provou Deus que valem pouco os discursos humanos onde a obra é
de sua Providência. Em dia de Cinza, quando já se não esperava, entraram pelo
colégio da Companhia os dois embaixadores vivos e mui contentes, trazendo
consigo sete principais nheengaíbas, acompanhados de muitos outros índios das
mesmas nações. Foram recebidos com as demonstrações de alegria e aplauso que se
devia a tais hóspedes, os quais, depois de um comprido arrazoado, em que
desculpavam a continuação da guerra passada, lançando toda a culpa, como era
verdade, à pouca fé e razão que lhes tinham guardado os portugueses, concluíram
dizendo assim: Mas depois que vimos em nossas terras o papel do padre grande,
de que já nos tinha chegado fama de que, por amor de nós, e da outra gente da
nossa pele, se tinha arriscado às ondas do mar alto, e alcançado de el-rei para
todos nós as coisas boas, posto que não entendemos o que dizia o dito papel
mais que pela relação destes nossos parentes, logo no mesmo ponto, lhes demos
tão inteiro crédito que esquecidos totalmente de todos os agravos dos
portugueses, nos vimos aqui meter entre suas mãos, e nas bocas das suas peças
de artilharia, sabendo de certo que debaixo da mão dos padres, de quem já de
hoje adiante nos chamamos filhos, não haverá quem nos faça mal. - Com estas
razões tão pouco bárbaras desmentiram os nheengaíbas a opinião que se tinha da
sua fereza e barbaria, e se estava vendo nas palavras, nos gestos, nas ações e
afetos com que falavam, o coração e a verdade do que diziam. Queria o padre
logo partir com eles às suas terras, mas responderam, com cortesia não
esperada, que eles até aquele tempo viviam como animais do mato, debaixo das
árvores; que lhes déssemos licença para que logo fossem descer uma aldeia para
abeirado rio, e que depois que tivessem edificado a casa e igreja, em que
receber ao padre, então, o viriam buscar muitos mais em número, para que fosse
acompanhado, como convinha, sinalando nomeadamente que seria para o São João,
nome conhecido entre estes gentios, pelo qual distinguem o inverno da
primavera. Assim o prometeram, ainda mal cridos, os nheengaíbas, e assim o
cumpriram pontualmente, porque chegaram às aldeias do Pará cinco dias antes da
festa de São João, com dezessete canoas, que, com treze da nação dos combocas,
que também são da mesma ilha, faziam número de trinta; e nelas outros tantos
principais, acompanhados de tanta e boa gente, que a fortaleza e cidade se pôs
secretamente em armas.
Não pôde ir o padre nesta ocasião, por estar mortalmente
enfermo; mas foi Deus servido que o pudesse fazer em dezesseis de agosto, em
que partiu das aldeias do Comutá em doze grandes canoas, acompanhado dos
principais de todas as nações cristãs, e de somente seis portugueses, com o
sargento-mor da praça, por mostrar maior confiança. Ao quinto dia de viagem
entraram pelo rio dos mapuaeses, que é a nação dos nheengaíbas que tinha
prometido fazer a povoação fora dos matos, em que receber aos padres; e duas
léguas antes do porto saíram os principais a encontrar as nossas canoas em uma
sua grande e bem equipada, empavesada de penas de várias cores, tocando
buzinas, e levantando pocemas, que são vozes de alegria e aplauso, com que
gritam todos juntos a espaços; e é a maior demonstração de festa entre eles, com
que também de todas as nossas se lhes respondia. Conhecida a canoa dos padres,
entraram logo nela os principais, e a primeira coisa que fizeram foi presentar
ao padre Antônio Vieira a imagem do santo Cristo do padre João de Sotomaior,
que havia quatro anos tinham em seu poder, e de que se tinha publicado que os
gentios a tinham feito em pedaços, e que, por ser de metal, a tinham aplicado a
usos profanos, sendo que a tiveram sempre guardada, e com grande decência, e
respeitada com tanta veneração e temor, que nem a tocá-la, nem ainda a vê-la se
atreviam. Receberam os padres aquele sagrado penhor com os afetos que pedia a
ocasião, reconhecendo eles, os portugueses, e ainda os mesmos índios, que a
este divino Missionário se deviam os efeitos maravilhosos da conversão e
mudança tão notável dos nheengabas, cujas causas se ignoravam. Logo disseram
que desde o princípio daquela lua estiveram os principais de todas as nações
esperando pelos padres naquele lugar, mas que, vendo que não chegavam ao tempo
prometido, nem muitos dias depois, resolveram que o padre grande devia de ser
morto, e que com esta resolução se tinham despedido, deixando porém assentado
antes que dali a catorze dias se ajuntariam outra vez todos em suas canoas,
para irem ao Pará saber o que passava, e, se fosse morto o padre, chorarem
sobre a sua sepultura, pois já todos o reconheciam por pai. Chegados, enfim, à
povoação, desembarcaram os padres, com os portugueses e principais cristãos, e
os nheengarbas naturais os levaram à igreja que tinham feito de palma, ao uso
da terra, mas muito limpa e concertada, à qual logo se dedicou a sagrada
imagem, com o nome da igreja do Santo Cristo, e se disse o Te Deum laudamus em
ação de graças. Da igreja a poucos passos trouxeram os padres para a casa que
lhes tinham preparado, a qual estava muito bem traçada, com seu corredor e
cubículos, e fechada toda em roda com uma só porta, enfim, com toda a clausura
que costumam guardar os missionários entre os índios. Mandou-se logo recado às
nações, que tardaram a vir mais ou menos tempo, conforme a distância; mas
enquanto não chegaram as mais vizinhas, que foram cinco dias, não esteve o
demônio ocioso introduzindo nos ânimos dos índios, e ainda dos portugueses, ao
princípio por meio de certos agouros, e depois pela consideração do perigo em
que estavam, se os nheengaíbas faltassem à fé prometida, tais desconfianças,
suspeitas e temores, que faltou pouco para não largarem a empresa, e ficar
perdida e desesperada para sempre. A resolução foi dizer o padre Antônio Vieira
aos cabos que lhe pareciam bem as suas razões, e que conforme a elas se fossem
embora todos, que ele só ficaria com seu companheiro, pois só a eles esperavam
os nheengaíbas, e só com eles haviam de tratar. Mas no dia seguinte começou a
entrar pelo rio, em suas canoas, a nação dos mamaianases, de quem havia maior
receio, por sua fereza, e foram tais as demonstrações de festa, de confianças,
e de verdadeira paz que nesta gente se viram, que as suspeitas e temores dos
nossos se foram desfazendo, e logo os rostos e os ânimos e as mesmas razões e
discursos, se vestiram de diferentes cores.
Tanto que houve bastante número de principais, depois de
se lhes ter praticado largamente o novo estado das coisas, assim pelos padres
como pelos índios, das suas doutrinas, deu-se ordem ao juramento de obediência
e fidelidade; e para que se fizesse com toda a solenidade de cerimônias
exteriores-que valem muito com gente que se governa pelos sentidos - se dispôs
e fez na forma seguinte: ao lado direito da igreja estavam os principais das
nações cristãs, com os melhores vestidos que tinham, mas sem mais armas que as
suas espadas; da outra parte estavam os principais gentios, despidos e
empenados ao uso bárbaro, com seus arcos e flechas na mão, e entre uns e outros
os portugueses. Logo disse Missa o padre Antônio Vieira, em um altar ricamente
ornado, que era da Adoração dos Reis, à qual Missa assistiam os gentios de
joelhos, sendo grandíssima consolação para os circunstantes vê-los bater nos
peitos, e adorar a Hóstia e o Cálix, com tão vivos efeitos daquele
preciosíssimo sangue, que, sendo derramado por todos, nestes, mais que em seus
avós, teve sua eficácia. Depois da Missa assim revestido nos ornamentos
sacerdotais, fez o padre uma prática a todos, em que lhes declarou, pelos intérpretes,
a dignidade do lugar em que estavam; e a obrigação que tinham de responder com
limpo coração, e sem engano, a tudo o que lhes fosse perguntado, e de o guardar
inviolavelmente depois de prometido. E logo fez perguntar a cada um dos
principais se queriam receber a fé do verdadeiro Deus, e ser vassalos de el-rei
de Portugal, assim como o são os portugueses, e os outros índios das nações
cristãs e avassaladas, cujos principais estavam presentes, declarando-lhes
juntamente que a obrigação de vassalos era haverem de obedecer em tudo às
ordens de Sua Majestade, e ser sujeitos a suas leis, e ter paz perpétua e
inviolável com todos os vassalos do mesmo senhor, sendo amigos de todos seus
amigos, e inimigos de todos seus inimigos; para que nesta forma gozassem livre
e seguramente de todos os bens, comodidades e privilégios, que pela última lei,
do ano de mil seiscentos cinqüenta e cinco, eram concedidos por Sua Majestade
aos índios deste Estado. A tudo responderam todos conformemente que sim, e só
um principal, chamado Piié, o mais entendido de todos, disse que não queria
prometer aquilo. E como ficassem os circunstantes suspensos na diferença não
esperada desta resposta, continuou dizendo que as perguntas e as práticas que o
padre lhes fazia que as fizesse aos portugueses, e não a eles, porque eles
sempre foram fiéis a el-rei, e sempre o reconheceram por seu senhor desde o
princípio desta conquista, e sempre foram amigos e servidores dos portugueses;
e que, se esta amizade e obediência se quebrou e interrompeu, fora por parte
dos portugueses, e não pela sua; assim, que os portugueses eram os que agora
haviam de fazer ou refazer as suas promessas, pois as tinham quebrado tantas
vezes, e não ele e os seus, que sempre as guardaram, Foi festejada a razão do
bárbaro, e agradecido o termo com que qualificava sua fidelidade; e logo o
principal que tinha o primeiro lugar se chegou ao altar onde estava o padre, e
lançando o arco e flechas a seus pés, posto de joelhos, e com as mãos
levantadas, e metidas entre as mãos do padre, jurou desta maneira: Eu, fulano,
principal de tal nação, em meu nome, e de todos meus súditos e descendentes,
prometo a Deus e a el-rei de Portugal a fé de nosso Senhor, JESUS Cristo, e de
ser - como já sou de hoje em diante - vassalo de Sua Majestade, e de ter
perpétua paz com os portugueses, sendo amigo de todos seus amigos, e inimigo de
todos seus inimigos; em obrigo de assim o guardar e cumprir inteiramente para
sempre. -Dito isto, beijou a mão do padre, de quem recebeu a bênção, e foram
continuando os demais principais por sua ordem na mesma forma. Acabado o
juramento, vieram todos pela mesma ordem abraçar aos padres, depois aos
portugueses, e ultimamente aos principais das nações cristãs, com os quais
também tinham até então a mesma guerra que com os portugueses; e era coisa
muito para dar graças a Deus ver os extremos de alegria e verdadeira amizade
com que davam e recebiam estes abraços, e as coisas que a seu modo diziam entre
eles. Por fim, postos todos de joelhos, disseram os padres o Te Deum laudamus,
e saindo da igreja para uma praça larga, tomaram os principais cristãos os seus
arcos e flechas, que tinham deixado fora, e, para demonstração pública do que
dentro da igreja se tinha feito, os portugueses tiravam as balas dos arcabuzes,
e as lançavam no rio, e disparavam sem bala; e logo uns e outros principais
quebravam as flechas e tiravam com os pedaços ao mesmo rio,cumprindo-se aqui a
letra: Arcum conteres, et confringet arma. - Tudo isto se fazia ao som
de trombetas, buzinas, tambores, e outros instrumentos, acompanhado de um grito
contínuo de infinitas vozes, com que toda aquela multidão de gentes declarava
sua alegria, entendendo-se este geral conceito em todas, posto que eram de mui
diferentes línguas. Desta praça foram juntos todos os principais com os
portugueses, que assistiram ao ato, à casa dos padres, e ali se fez termo
jurídico e autêntico de tudo o que na igreja se tinha prometido e jurado, que
assinaram os mesmos principais, estimando muito, como se lhes declarou, que os
seus nomes houvessem de chegar à presença de V. Majestade, em cujo nome se lhes
passaram logo cartas, para em qualquer parte e tempo serem conhecidos por
vassalos. Na tarde do mesmo dia deu o padre seu presente a cada um dos
principais, como eles o tinham trazido, conforme o costume destas terras, que a
nós é sempre mais custoso que a eles. Os atos desta solenidade que se fizeram
foram três, por não ser possível ajuntarem-se todos no mesmo dia; e os dias que
ali se detiveram os padres, que foram catorze, se passaram todos, de dia, em
receber e ouvir os hóspedes, e de noite em contínuos bailes, assim das nossas
nações como das suas, que, como diferentes nas vozes, nos modos, nos
instrumentos e harmonia, tinham muito que ver e que ouvir. Rematou-se este
triunfo da fé com se arvorar no mesmo lugar o estandarte dela, uma formosíssima
cruz, na qual não quiseram os padres que tocasse índio algum de menor
qualidade, e assim foram cinqüenta e três principais os que a tomaram aos
ombros, e a levantaram com grande festa e alegria, assim dos cristãos como dos
gentios, e de todos foi adorada. As nações de diferentes línguas, que aqui se
introduziram, foram os mamaianás, os aroãs e os anaiás, debaixo dos quais se
compreendem mapuás, paucacás, guajarás, pixipixis, e outros. O número de almas não
se pode dizer com certeza; os que menos o sabem dizem que serão quarenta mil,
entre os quais também entrou um principal dos tricujus, que é província à parte
na terra firme do Rio das Amazonas, defronte da ilha dos nheengaíbas; e é fama
que os excedem muito em número, e que uns e outros fazem mais de cem mil almas.
Deixou o padre assentado com estes índios que no inverno se saíssem dos matos,
e fizessem suas casas sobre os rios, para que no verão seguinte os pudesse ir
ver todos as suas terras, e deixar alguns padres entre eles, que os comecem a
doutrinar; e com estas esperanças se despediu, deixando-os todos contentes e
saudosos. Pareceu aos padres trazerem consigo, até tomarem, a imagem do Santo
Cristo, a qual, por comum aplauso e devoção do clero, das religiões e da
República, foi recebida na cidade do Pará em soleníssimo triunfo, dando todos a
glória de tamanha empresa a este Senhor, e confessando que só era e podia ser
sua.
Este é, senhor, por maior-e sem casos particulares e de
muita edificação, por brevidade-o fruto que colheram este ano na inculta seara
do Maranhão os missionários de V Majestade, e estes os aumentos da fé e da
Igreja, que conseguiram com seus trabalhos, não sendo de menor consideração e
conseqüência as utilidades temporais e políticas que por este meio acresceram à
coroa e Estados de V Majestade, porque, os que consideram a felicidade desta
empresa, não só com os olhos no céu, senão também na terra, têm por certo que
neste dia se acabou de conquistar o Estado do Maranhão, porque com os
nheengaíbas por inimigos, seria o Pará de qualquer nação estrangeira que se
confederasse com eles; e com os nheengaíbas por vassalos e por amigos, fica o
Pará seguro, e impenetrável a todo o poder estranho. O mesmo entenderam a
respeito dos índios tobajarás, da Serra de Ibiapaba, todos os capitães mais
antigos e experimentados desta conquista, os quais o ano passado, sendo
chamados a conselho pelo governador, sobre as prevenções que se deviam fazer
para a guerra que se temia dos holandeses, responderam todos uniformemente que
não havia outra prevenção mais que procurar por amigos os índios tobajarás da
serra, porque quem os tivesse da sua parte, seria senhor do Maranhão. Estes
índios de Ibiapaba, como já dei conta a V. Majestade, por espaço de vinte e quatro
anos, em que esteve tomado Pernambuco, foram não só aliados, mas vassalos dos
holandeses, e ainda cúmplices das suas heresias; mas depois que foram em missão
a esta gente dois religiosos da Companhia, que residem sempre com eles, sobre
estarem convertidos à fé os que eram gentios, e reconciliados coma Igreja os
que eram cristãos, assim eles, como todos os outros índios daquela costa, estão
reduzidos à obediência de V. Majestade, e ao comércio e amizade dos
portugueses, e ainda a viver nas mesmas terras do Maranhão, aonde muitos se têm
passado. Assim que, Senhor, o Estado do Maranhão até agora estava sitiado de
dois poderosos inimigos, que o tinham cercado e fechado entre os braços de um e
outro lado, porque, pela parte do Ceará o tinham cercado os tobajarás da serra,
e pela parte do Cabo do Norte - que são os dois extremos do Estado - os
nheengaíbas, E como estas nações ambas tinham comunicação com os holandeses, e
viviam de seus comércios, já se vê os danos que desta união se podiam temer,
que, ajuízo de todos os práticos do Estado, não era menos que a total ruína Mas
de todo este perigo e temor foi Deus servido livrar aos vassalos de V.
Majestade, por meio de dois missionários da Companhia, e com despesa de duas
folhas de papel, que foram as que de uma e outra parte abriram caminho à paz e
à obediência, com que V Majestade tem hoje estas formidáveis nações, não só
conquistadas e avassaladas para si, senão inimigas declaradas e juradas dos
holandeses, conseguindo Deus por tão poucos homens desarmados, em tão poucos
dias, o que tantos governadores em mais de vinte anos, com soldados, com
fortalezas, com presídios e com grandes despesas, sempre deixaram em pior
estado, para que acabe de entender Portugal, e se persuadam os reais ministros
de V. Majestade, que os primeiros e maiores instrumentos da conservação e
aumento desta Monarquia são os ministros da pregação e propagação da fé, para
que Deus a instituiu e levantou no mundo.
O que agora representamos, senhor, prostrados todos os
religiosos destas missões aos reais pés de V. Majestade, é que seja V.
Majestade servido de mandar acudir-nos, e acudir estas almas com o socorro
pronto que é necessário, para que se conserve o que se tem adquirido. Toda a
conservação destes índios, e a perseverança na fé e lealdade que têm prometido,
consiste em assistirem com eles alguns religiosos da Companhia, que os vão
sustentando e confirmando nela, e desfazendo qualquer ocasião ou motivo que se
ofereça em contrário; e, sobretudo, que sejam sua rodela, como eles dizem, contra
o mau trato dos portugueses, de que só se pode desconfiar e de que só dão por
seguros debaixo do amparo e patrocínio dos padres. Podem vir padres do Brasil,
podem vir padres de nações estrangeiras, mas os mais prontos e efetivos são os
que podem vir de Portugal em menos de quarenta dias de viagem. A matéria é tão
importante, e de tão perigoso regresso, que não sofre dilação; e, assim,
esperamos sem falta, até a monção de março, o socorro que pedimos. Sirva-se V.
Majestade, senhor, de mandar vir para esta missão um numeroso socorro destes
soldados de Cristo e de V. Majestade, e por cada um prometemos a V. Majestade
muitos milhares de vassalos, não só que nós iremos buscar aos matos, senão que
eles mesmos venham a buscar-nos, de que cada dia temos novos embaixadores.
Tanto tem importado à fé a fama das novas leis de V. Majestade, e dos
missionários que a pregam e as defendem. A muito alta e muito poderosa pessoa
de V. Majestade guarde Deus, como a Cristandade, e os vassalos de V. Majestade
havemos mister. Maranhão, 11 de fevereiro de 1660.
P. Antônio Vieira
Meu caro, sou profundamente grato por esse contato cujo mundo virtual oportunizou-me ter com essa rica fonte de informação residente na sua pessoa. Embora não o conheça há mais de dois dias, já pude notar que em torno de ti gira uma das mentes mais férteis sobre o povo, a história e tudo que envolve a Ilha do Marajó.
ResponderExcluirInfelizmente aqui pelo blog, não tenho como comunicar-me contigo senão aqui pelos comentários. Quero saber se pode me enviar teu endereço de e-mail, pois tenho muito a indagar-lhe, e quem sabe, oferecer-lhe alguma informação sobre nossa terra: Marajó.
Este é meu endereço de e-mail: paraoara@outlook.com
Aguardo contato!
Abraços!