quinta-feira, 7 de abril de 2011

REUNIÃO NA AMAM SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA




Aconteceu ontem, 07, no Auditório da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó - AMAM - importante reunião juntamente com autoridades estaduais da área de segurança pública e os Prefeitos do Marajó para elaborarem um plano para combater pirataria, crime organizado, roubo de gado, pedofilia e tráfego de drogas na ilha do Marajó. O Presidente da AMAM Prefeito de Portel Sr. Pedro Barbosa fez a aberturados trabalhos desejando a todos os votos de boas vindas e agradecendo a presença de todos. Em seguida usaram da palavra Dr. Herison Henrique Promotor de Anajás, Dr. Leonel Cavalcante Juiz de Chaves, e o Deputado Celso Sabino que falaram das dificuldades encontradas nas cidades marajoaras com relação à segurança pública.
O Secretário de Segurança Pública do Estado Dr. Luiz Fernandes Rocha usou da palavra destacando: a implantação em todos os municípios do Conselho Comunitário de Segurança colocando a disposição o telefone nº 181; Ação Integrada com as embarcações em todos os municípios; colocar lancha de patrulha no lago arari; helicóptero para a região junto com bombeiros; sistema de combate a incêndio em cada município; policiais de serviço nas delegacias; delegacias integradas em todos os municípios; obras paradas de delegacias já foram autorizadas a retomada as obras; delegacias não ficarão mais com presos; será feito o plano regional de segurança do Marajó; haverá nomeação 500 agentes comunitários de segurança para todo o estado estacando-se alguns para o Marajó; formar uma comissão provisória de segurança do Marajó com um total de 10 pessoas para fiscalizarem e acompanharem os trabalhos desenvolvidos pelas polícias civis e militares; criar um seminário com bancada estadual e federal da Amazônia visando a  segurança nos rios da Amazônia; serão liberados mais 80 policiais imediatamente pro Marajó e logo  após o concurso mais 150.
O Prefeito de Breves José Antonio Leão questionou a redistribuição dos efetivos, cobrou a agilização do Pefron (Pelotão de Fronteiras) dizendo saber que chegou a ser liberado viaturas e helicópteros, querendo  melhores informações. O Secretário informou que não tem nada entregue do pefron e que governo federal ta revendo estudos até fim de abril. O Prefeito de Chaves Benjamim Neto falou da População de Caviana, Viçosa e Cururu reclamando da ausência de policiais nas localidades cobrando uma embarcação. O Secretário respondeu que já tem 01 embarcação pra Chaves; O Prefeito de Bagre Clédson Farias Lobato cobrou mais 04 policiais para o seu município e reclamou da ausência de delegado solicitando pelo menos duas vezes o comparecimento do delegado de Breves em Bagre. Clédson sugeriu o combate às drogas nos portos de Belém e Breves, nas saídas dos Barcos. O Secretário se comprometeu em atender juntamente com uma equipe bem aparelhadas a fiscalização nos portos.
Estiveram presentes os Prefeitos de Bagre Clédson Farias; Breves, José Antonio Leão; Gurupá, Moacir Alho; Anajás, Edson Barros; Chaves, Benjamim A. Neto; São Sebastião da Boa Vista, Getúlio Brabo; Cachoeira do Ararí, Jaime Barbosa; Muaná, Raimundo Martins; e o Prefeito de Portel Pedro Barbosa, Presidente da AMAM além de representantes, vereadores e convidados especiais.
 
fonte:
WAVÁ BANDEIRA
ASCOM - ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ
FONES: 9993,9737 + 3213,8000 + 9149,3189
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário