segunda-feira, 4 de julho de 2011

S.O.S MARAJÓ!

o sumano ["sr. meu irmão", pra quem está por fora da fala marajoara]Dário Pedrosa, professor e comunicador de Salvaterra-Marajó para todo Arquipélago do Brasil; faz parte de Quero-Quero, pássaro sentinela dos campos sempre alerta a movimentos estranhos ao habitat.

Ave TV Al Jazeera lusófona! Os marajoaras agradecem o toque local diante da indiferença global à nossa tristinha candidatura à lista da UNESCO de reservas da biosfera... A Esplanada dos Ministérios é cacofônica e o Congresso às vezes mais parece a feira no Ver O Peso, escarrada e cuspida, na hora da viração! A salvação há de vir no grito dos sertões, cafundós, rios, florestas e fronteiras extremas do gigante adormecido em berço esplêndido.
Nós outros, se quisermos que a nossa Presidenta companheira Dilma nos ajude a levar adiante o PLANO MARAJÓ iniciado por Lula, exatamente, no cenário de Breves com o ato histórico de 2007, na entrega do primeiro título de autorização de uso de terras da União, em mãos duma mulher marajoara do Alto Anajás; temos que ajudá-la a despertar o Brasil dos excluídos e se desembaraçar do laço neoliberal que ainda atravanca a Capital Federal no diálogo com os 120 Territórios da Cidadania e as comunidades locais do PAS, que quase não se ouve falar mais.

Acertadamente, o mano Dário Pedrosa grita por todos FEDERALIZAÇÃO JÁ!

Isto quando "nobres representantes" do povo tramam "desfederalizar" a regularização fundiária em terras de marinha [PEC 53 e congêneres] e os pobres ribeirinhos no mato sem cachorro, desde 1999, foram se queixar ao bispo [no caso, dois logo: o Bispo da Diocese de Ponta de Pedras e da Prelazia do Marajó] que alentou as esperaças com Lula lá, através do GEI-Marajó com Dilma Rousseff na Casa Civil...


Ora, a demanda popular era justamente pela FEDERALIZAÇÃO que já está no papel e/ou a passos de cágado no pacto federativo que ampara o PLANO MARAJÓ/programa Territórios da Cidadania MARAJÓ...

Basta de chover no molhado! O Território Marajó FEDERALIZADO está: o que falta, na verdade, é desencalhar e tocar a orquestra em sintonia fina com AMAM, Governo do Estado do Pará e União...

De fato, carece FEDERALIZAR no mesmo tom O Nosso Museu do Marajó www.museudomarajo.com.br de modo que se concretize o sonho do Gallo: uma fundação para o desenvolvimento cultural de todos os municípios do território federativo. Deixemos de brincadeira, esta gente!
A gente já disse alguma vez que o Haiti é aqui... Doravante, além dos Turcos Encantados de nossa amazonidade multicultural, pode-se dizer que o vento que sopra lá na Arabia também sopra cá, no Arraial do Pavulagem do grande Pará,

que falsos amigos "paraenses de coração" e uns tantos quantos paraenses natos sinceros mas equivocados; querem retalhar no varejo pra dividir e deixar imperar El Modelito de "desenvolvimento" que deu nisso tudo aí que o sumano tá gritando, mais uma vez.

Vem de Breves, bem debaixo do nariz da elite parauara, por um longo percurso do mundo em movimento de pé a cabeça, que a TV árabe está mostrando a Deus e ao mundo...

A cena "lírica" da miséria marajoara se repete. Oxalá não cesse de ferir as consciências adormecidas, até que o nosso Brasil desperte e saiba quem foi esse tal de Dalcídio Jurandir e sua Criatura grande, que ninguem como o "estrangeiro" Giovanni Gallo entendeu e mostrou o caminho do desenvolvimento sustentável com as comunidades através do incrível O Nosso Museu do Marajó

A miséria do paraíso ecológico chocou a sensibilidade dos viajantes da Amazônia Marajoara desde quando, em priscas datas, o navio de cruzeiro turístico "Princesa Isabel" da finada Companhia (estatal) Costeira, fazendo a linha Rio de Janeiro - Manaus; impactou a fronteira cultural de Furos de Breves pelo desconhecimento sócio-cultural mútuo entre visitantes e nativos.

Segundo consta nas raias de Breves é costume antigo dos ribeirinhos se atirarem às suas frágeis canoas para saudar a passagem de grandes embarcações, com a mesma curiosidade como os índios cercavam as primeiras caravelas à época do Descobrimento. Disto eu e uns poucos que ainda leem história da formação do país do pau-brasil não podemos duvidar.

O diabo é que Brasília é longe dos Brasis e foi tomada pelo espírito dos bandeirantes, desde o Golpe de 1964; quando JK foi banido do Planalto Central com toda a "corja" dos Darcy Ribeiros, Lúcio Costa, Niemeyer et cetera e tal. É preciso, com máxima urgência, convocar os Pajés ajuricabanos com os caruanas libertadores e marchar para libertar Brasilia de seus fantasmas!

Desgraçadamente, porém, Marajó é testemunha do crime colonial, ainda não ultrapassado nas periferias da Periferia. Dizem que, neste "case" de insucesso; turistas a bordo do garboso cruzeiro do "Princesa Isabel", sem a comunicação que deve existir entre autoridades do setor; interpretaram a tradicional manifestação de curiosidade ribeirinha com apelo à caridade.

Consta na cidade de Breves-PA que, condoídos alguns passageiros do navio começaram a atirar esmolas para dentro das canoas mais próximas e a fazer pacotes com roupas usadas, que flutuando nas águas foram rapidamente disputados.

lenda ou não sobre o começo desta triste "tradição", é real que o sucateamento neoliberal do patrimônio da União acabou com a frota branca (navios de turismo), com que a ineficiência proposital que a CORRUPÇÃO causa ao serviço público foi porta aberta à privataria que levou àguas abaixo o Loide Brasileiro, Companhia Costeira, ENASA, etc.

Agora choramos o leite derramado... A virada do neoliberalismo foi rápida e fulminante como um tsunami: começou com o golpe de estado de 1964 e foi levando na marra.

Haja a RESISTÊNCIA MARAJOARA em memória dos mártires da Adesão à Independência do Brasil, em 28 de Maio de 1823, na heróica Vila de Muaná; a nos servir de guia nesta campanha.
Zé Varela

REPASSEM O GRITO DO SUMANO PEDROSA À NOSSA PRESIDENTA, URGENTE:

- Ocultar texto das mensagens anteriores -
Amigos marajoaras e simpatizantes,

Postei no meu blog uma matéria mostrando o documentário de 25 minutos produzido pela TV Árabe Al Jazeera em nosso Marajó e publicado no you tube. 

Mais uma vez os profissionais daquela emissora produzem um material bombástico para a militância dos Direitos Humanos em todo o mundo. 

Lamentavelmente, desta vez, o foco foi o nosso sofrido Marajó. Porém, que deva servir como denuncia aos defensores dos falados DIREITOS HUMANOS, para que façam uma ação imediata de chamamento das autoridades brasileiras para a situação que os povos da amazônia estão vivendo.

ALERTA MUNDO.  ALERTA BRASIL.... O MARAJÓ PRECISA DE AJUDA

FEDERALIZAÇÃO JÁ!

Não podemos mais concordar com tanta desgraça, miséria e injustiça. Vamos sair numa corrente ampla para que Brasilia nos ouça e saiba que não estamos acomodados com a desgraça que nos assola.

Queremos ser tratados como diferentes, pois somos diferentes.

Encaminhem mensagens iguais a esta, se desejarem, podem reencaminhar esta aqui mesmo, para todos os seus contatos na internet. Todos os seus amigos das redes sociais. Coloque a sua opinião nos seus perfis e solicite que seus amigos encaminhem para seus outros amigos. Assim construiremos uma ampla rede de comunicação com uma campanha forte que não deve mais parar, por um segundo sequer.
TODOS PELA FEDERALIZAÇÃO DO MARAJÓ JÁ!!!!!!!!!!!!!!!

www.dariopedrosa.com acesse agora, clique sobre as fotos da matéria e assista ao video.

--
Dário Pedrosa
91 9151 0097   -      8209 5478
Marajó - Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário